sábado, 26 de março de 2011

O Mercado de Trabalho e a Participação das Mulheres

















Devemos observar fatores, que influenciaram no processo de redefinição do papel e lugar da mulher na Sociedade.

  • A atuação do Movimento de Mulheres multifacetado, de forma forte e precisa,
  •  O acesso fácil e rápido ao planejamento familiar, tendo a mulher a escolha de várias formas contraceptivas e
  • O crescimento da economia informal de forma global, influenciando a entrada maciça da mulher no Mercado de Trabalho remunerado.
 
      Porém é necessário observar que há outros fatores. A participação cada vez maior da mulher no Mercado de Trabalho remunerado foi, em parte, possível pelas transformações na estrutura da economia e do trabalho. Portanto, a Informalização, a Integração em Rede, a Globalização da economia e a Segmentação da Estrutura do Mercado de Trabalho por Gênero; Há outro fator a ser apontado, é a expansão da economia de Serviço.

      O Movimento de Mulheres e Feminista foi, e, é crucial para esta nova realidade, já que temos como meta, a maior participação da vida social. Para nós do Movimento de Mulheres, é necessário o fortalecimento das Ações de mobilização das mulheres, para que nossas conquistas e vitórias sejam plenas e alcançadas de formaq real nas Políticas Públicas. 

      Este espaço cada vez maior que temos no Mercado de Trabalho, não nos foi cedido, mas sim conquistado, ainda com várias lacunas.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário