sábado, 16 de junho de 2012

Uma visão feminista da Cúpula dos Povos


Uma visão feminista da Cúpula dos Povos 

O Rio vai reunir a mídia livre, por uma outra comunicação
Centenas de representantes das mídias livres começam a chegar ao Rio de Janeiro  para  a Cúpula dos Povos da Rio+20, evento paralelo à Conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Trabalharão para difundir a voz dos povos reunidos na Cúpula e, em vez de falar em manejo do meio ambiente pelo poder econômico, falarão em caminhos para a justiça ambiental e social. Essas mídias terão uma agenda própria dentro da Cúpula, onde se encontrarão para realizar o II Fórum Mundial de Mídias Livres, além de cobrir as atividades e os temas da Rio+20.

Feministas de todo o mundo levarão a visão das mulheres, segmento que teve sua voz excluída da História por séculos, enquanto cuidavam da produção e reprodução da vida.  Elas serão protagonistas nesta Cúpula pelo direito à informação e à liberdade de expressão, pelo conhecimento livre e por  outra comunicação que sirva às comunidades, à cultura e à diversidade. Base de todos os movimentos sociais, as mulheres tem mostrado sua força nas últimas grandes ações transformadoras da História, seja na Primavera Árabe, nas mobilizações europeias  ou nas lutas em curso nos países pobres do sul do planeta.

O feminismo sabe que o patriarcado e o machismo são sustentáculos do capitalismo, assim como a mídia oligopolizada que propagandeia os valores que perpetuam a opressão ao feminino.   As mulheres compartilham e defendem o bem comum e a liberdade de expressão para todos e todas, não apenas para as empresas que dominam o setor.  “Mulher, Mídia e Bens comuns” é o painel específico no II FMML, que agora será na Escola de Comunicação da UFRJ (atenção).  Vejam nas matérias como as mulheres bem ocupam espaços na comunicação pública.   Teremos nosso espaço  na Rádio Cúpula,  e com certeza utilizaremos o Laboratório de Comunicação Compartilhada, espaço livre para produção, edição e publicação de forma colaborativa.  Saiba mais...



Novo auditório da UFRJ receberá o II FMML    
Painel: Mulher, mídia e bens comuns mudou de local

Domingo, 17/06, às 9h – Escola de Comunicação da UFRJ / Auditório da CPM
Temas em debate: invisibilidade e exclusão da história das mulheres; liberdade de expressão e negação da memória; lutas das mulheres nas redes sociais; das Marchas das Vadias às denúncias de discriminação das mulheres na Primavera Árabe; produção de conteúdo pelo direito àigualdade e diversidade de gênero e raça na rede; regulação de mídia e a questão da representação da imagem da mulher; o potencial de impacto desse debate nas redes sociais.

Locais do II FMML

Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
Auditório Pedro Calmon
Av. Pasteur, 250 -Praia Vermelha
Rio de Janeiro

Escola de Comunicação da UFRJ
Auditório da CPM
Av. Pasteur, 250 (Fundos)
(entrada pela Av. Venceslau Brás, ao Lado do Hospital Pinel)

Campus da UFRJ da Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 -Praia Vermelha
Rio de Janeiro 

Como Chegar:


Participe online do Fórum Mundial de Mídia Livre
Se você não puder vir ao Rio de Janeiro nos dias 16 e 17 de Junho, mas quer participar do II Fórum Mundial de Mídias Livres não se preocupe! O FMML Estendido abriu um espaço online para integrar participantes à distância por meio do Skype!



Campanha por Liberdade de expressão e pelo marco regulatório das comunicações
Campanha será lançada em atividade que acontece nesta sexta, dia 15, pelo FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) e várias entidades. Além de debate sobre a campanha, haverá a participação do músico José Sergival, que irá declamar cordel sobre o marco regulatório das comunicações.



Mulheres rumo à Cúpula                                                    

Contagem regressiva rumo à Rio+20
Na EBC (Empresa Brasileira de Comunicações) – Rádio Agencia Nacional, o programa “Viva Maria”, apresentado pela comunicadora feminista Mara Régia, falou nesta segunda-feira sobre a participação das mulheres na Cúpula dos Povos, ligando o Planeta Fêmea de 1992 com o Planeta Lilás de hoje. “As feministas são sujeitos imprescindíveis na construção de uma nova sociedade”, declarou Mara Régia, que entrevista neste programa a arquiteta Lilian Avivia Lubochinski, sobre Bioconstrução, um papo bem interessante sobre construção de moradia.



Gênero e Sustentabilidade
Mara Régia também está fazendo o “EsquentaRio20”, que debateu nesta segunda-feira “Igualdade de gênero é condição para sustentabilidade”.  O programa está ótimo e dele participaram a coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres, Miriam Nobre, e a assessora especial da Secretaria de Políticas para Mulheres, Sônia Malheiros, em debate coordenado por Mara Régia.



Olhar das mulheres sobre o futuro do planeta
O Programa Rádio Sociedade, da Rádio MEC AM, vem apresentando às sextas-feiras, uma série de dez programas “Rio +20 – O Futuro do Planeta 20 Anos Depois”.  Produzidos e apresentados por Denise Viola, feminista e comunicadora social, os programas abordam aspectos da questão ambiental  e da crise vivida atualmente, em foco na Rio+20.  “O objetivo é mostrar um outro olhar ao pouco - ou quase nada - apresentado pela mídia convencional e tentar trazer o olhar das mulheres sobre os grandes temas da Rio +20”, explica Denise. “E também ‘traduzir’ alguns conceitos para que um público maior possa acompanhar os debates”. O último será veiculado na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, dia em que tem início a Cúpula dos Povos; depois de irem ao ar, os programas são disponibilizados no site da Radioagência Brasil, da EBC, para serem ouvidos ou baixados por quem tiver interesse.

http://radiomec.com.br/radiosociedade/               
O programa também estará disponível para ser ouvido ou baixado na Radioagencia Nacional da EBC



Oficina da MMM para a Cúpula dos Povos
A Marcha Mundial de Mulheres (MMM) de São Paulo fará novas atividades preparatórias com as participantes que estarão na Cúpula dos Povos. Na quinta-feira,dia 14 de junho, haverá oficina para a confecção de materiais para as manifestações no Rio de Janeiro, começando às 14h; a seguir, às 18h30, acontecerá a última reunião para discutir e organizar a participação das feministas da Marcha na Cúpula.  Ambas as atividades se realizarão na SOF.  
“Contra o capitalismo Verde! “, é a principal palavra de ordem que levarão para o Rio de Janeiro as 900 mulheres da Marcha de todo o Brasil. “Feminismo, Agroecologia e Soberania Alimentar: construindo um novo paradigma de sustentabilidade da vida humana” é a única atividade autogestionada de que participará a MMM, que priorizou a participação nas plenárias de convergência e na Assembléia dos Povos.  Nos vários ônibus  que estão vindo, as militantes devem eleger companheiras para fazer parte das equipes de trabalho, para garantir organização no alojamento.  Ativistas da Marcha ficarão no Sambódromo, junto com outras delegações dos movimentos sociais, que totalizam 10 mil pessoas.


AMB: “Nosso Corpo é Nosso Território”
“Lutamos por Justiça Sócio Ambiental!”   É com estas  e outras Insígnias  que as mulheres da AMB (Articulação de Mulheres Brasileiras)  e da AMNB (Art. Mulheres Negras Brasileiras)  estarão  marcando presença na Cúpula dos Povos!  Para essa participação, as mulheres estão vindo, a partir do dia 14, em  cinco Caravanas:  Pará, Ceará e Paraíba; Rio Grande do Norte e Pernambuco; Goiás e Brasília ; Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.  O Território Global das Mulheres será a tenda onde a AMB, com 33 redes feministas articuladas, fará atividades autogestionadas, e onde as mulheres se prepararão para as manifestações gerais.
 As feministas da AMB e da AMNB ficarão “hospedadas” numa escola – CIEP Tancredo Neves –  e compartilharão esse espaço com 260 ativistas da Via Campesina e do MST, homens e mulheres, e 40 mulheres da África do Sul.  Elas aproveitarão a viagem para fazer mini oficinas, rodas de diálogo e ensaiar as “palavras de desordem”  que ecoarão  a partir dos espaços feministas da  Cúpula dos Povos.


Revoluções tecnológicas no feminino
“Talvez devêssemos pensar se a rebeldia da mulher seja a de não estar onde querem colocá-la, mas sim onde ela quer.  Na tecnologia, há muitas mulheres fazendo coisas geniais". Entrevista com a hacker Carol, que vem para o Fórum Mundial de Mídia Livre.



Cúpula dos Povos para a Rio + 20 divulga atividades
Foram inscritas mais de 1.200 autogestionadas e cerca de 200 para os Territórios do Futuro. Confira locais e horários das atividades confirmadas


A comunicação é um direito fundamental para alcançar a sustentabilidade
O acesso à informação está diretamente relacionado ao direito à comunicação. Ambos possibilitam o reconhecimento da “existência” do outro e a nossa inserção como “sujeitos coletivos” nessa relação de troca, para que consigamos assumir um papel mais proativo no mundo.

http://www.cidadaodomundo.blog- se.com.br/0

Dados públicos, acesso à informação e participação social
O direito à informação e à liberdade de expressão são bens comuns defendidos nesta Cúpula dos Povos. Transparência nos dados públicos, acesso universal aos meios de comunicação na emissão e recepção de informações são elementos imprescindíveis para uma sociedade justa e democrática, em que todos participem.


Governo na Rio+20
Desconferê​ncia Cultura e Sustentabi​lidade na Rio +20
O  Ministério da Cultura vai ocupar dois Armazéns na zona portuária do Rio de Janeiro. Nos dias 14 e 15 de junho realizaremos a Desconferência Cultura e Sustentabilidade na Rio+20.


Arena Socioambiental
Criado pelo Governo, é um espaço de diálogo do governo brasileiro com a sociedade civil durante a Rio+20, interativo e hiperlinkado com internet.  Montada nos pilotis e jardins do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, a Arena será palco, entre os dias 16 e 22 de junho, de exposições, atividades culturais e uma ampla feira de produtos da sociobiodiversidade brasileira. Também abrigará dois grandes debates por dia, com transmissão ao vivo e interativa pela internet.






Nenhum comentário:

Postar um comentário